Qual a Diferença entre Furadeira e Martelete?

Furadeira e Martelete, hoje iremos falar sobre a diferença entre estas duas ferramentas, para auxiliar você no seu trabalho do dia a dia. A partir deste artigo você vai saber quando usar é melhor usar o Martelete ou quando usar uma Furadeira compensa mais.

Em nosso balcão da loja física nossos clientes sempre perguntam sobre dicas de ferramentas e equipamentos, do tipo qual a melhor para fazer tal coisa ? Quando devo comprar tal ferramenta ?.

E hoje chegou o dia de falarmos sobre a Furadeira e Martelete.

Eu não quero falar aqui de coisas super técnicas coisas complicadas eu quero falar de uma linguagem simples e objetiva, de uma maneira que o trabalhador que está na obra diariamente e enfrenta as dificuldades do dia a dia possa compreender.

Qual a grande diferença da Furadeira e Martelete ?

Primeiro vamos falar sobre a Furadeira, quando falo em Furadeira eu estou falando da furadeira com o impacto ou como muitas pessoas falam a furadeira com um martelete mas é a furadeira com impacto aquela que consegue furar alvenaria.

Para conseguir furar alvenaria nós precisamos de uma broca de videa ou broca de alvenaria ambas são a mesma broca são apenas chamadas de nomes diferentes.

A Furadeira precisa ter impacto, é uma regulagem que a gente coloca pra que ela além de furar faça vibrações, essa vibração é o que faz com que diferencie o furo normal para o de impacto.

Essa vibração na furadeira é na própria engrenagem, ela vai trabalhando a engrenagem e vai vibrando a broca ali e vai causando pequenos impactos e isso ajuda na furação da alvenaria.

Só que tem um problema quando você tem um concreto seja:

  • concreto armado
  • concreto usinado
  • às vezes até uma massa um pouco mais forte

a furadeira já sofre um pouco mais pra fazer essa perfuração.

Se for um concreto a chance de ela não conseguir furar é muito grande, e ela acaba queimando a broca e não fura, às vezes até desgasta muito a furadeira.

Então para que serve uma furadeira?

A Furadeira é utilizada para pequenos serviços somente para furos em alvenaria do tipo parede simples com reboco simples.

Se pegar viga, coluna, concreto, ou um piso aí a coisa vai ficar bem mais complicada o Martelete vai ter que ser utilizado pois a sua função é exatamente para este tipo de trabalho.

Como funciona o Martelete ?

O martelete é diferente, podemos dizer que tem a função de impacto igual a Furadeira, mas é bem diferente o martelete trabalha normalmente com pistão então ele tem um motorzinho que gira e ele trabalha no impacto do pistão, eles são normalmente pneumáticos e ele causa impactos como se fosse um martelo.

Em resumo é como se tivesse literalmente um martelo dentro da ferramenta então ela causa o deslocamento e o impacto literal na ponta da broca e é isso que vai fazer toda a diferença na hora de fazer a perfuração.

Então por exemplo se você pegar uma coluna vai direto no martelete, se você é uma pessoa que faz muitos trabalhos em concretos, vai no martelete porque ele vai facilitar muito o seu trabalho.

Se você nunca utilizou um Martelete e faz furos que exigem força, vai notar uma mudança na sua vida, pois com uma furadeira você tem que fazer muita força para fazer o furo, empurrando a furadeira, tirar e bater no buraco, e é quando a furadeira começa a fazer aqueles barulhos que não gostamos.

Quando você pegar um trabalho mas é no concreto, numa coluna, não vai mais agora usar Furadeira, agora utilize um martelete você vai ver o seu trabalho fluir, você pega um martelete e quando você coloca na parede ele vai indo sozinho não faz força.

Use a Furadeira para trabalhos mais leves, em alvenarias menos robustas e em trabalhos com madeiras.

Com esse breve artigo espero que vocês tenham tirado algumas dúvidas e compreendido que cada ferramenta deve ser utilizada para aquele serviço que foi designado.

Temos manias de adaptar ferramentas, isso pode resolver uma ou outra vez mas em geral gera um esforço muito maior.

Abraços e até o próximo artigo.

Sobre o autor | Website

Sou Aristeu uns dos Diretos da Aristeu Ferragens. Nossa Empresa é Referência em São José dos Pinhais, Curitiba e Região no Segmento de Ferragens e Ferramentas. E Agora quero compartilhar um pouco com vocês nosso Conhecimento e Dia a Dia de Nossa Empresa. Obrigado

Quer receber nossas Novidades, Dicas e Eventos ?
Deixe o seu Nome e o MELHOR E-mail que vamos te deixar sempre informado.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!