Aristeu Ensina

Cores de Tubulações Industriais, Quais São ? Pra que Servem ?

As Cores de Tubulações Industriais ficam evidentes quando você percorre o chão de fábrica, todas aquelas cores chamam nossa atenção, mas você sabe para que ser aquelas cores das tubulações nas industrias ?

Todas aquelas cores das tubulações é definida pela ABNT, segundo a NBR 6493, e cada uma delas tem uma função muito especifica.

Esse sistema de cores é denominado de Sistema de Cores de Munsell. O professor Munsell criou no século XX este sistema que é adotado até hoje para possibilitar um arranjo tridimensional das cores num espaço cilíndrico de três eixos.

As cores são utilizadas em obras, fabricas, empresas em geral para facilitar as identificações , designações e sinalizações, um exemplo disso também são as cores do capacete de obras, aqui em nosso blog já fizemos um artigo sobre este tema acessa lá e de uma lida.

A partir de agora vou detalhar cada uma das cores para que você conheça em detalhes:

Falando em Cores de Tubulações, a Cor Verde

Água, Exceto a destinada a combater incêndios

Toda a tubulação de água fica destinada nesta cor , mas para uso exclusivo pelos bombeiros e brigada de incêndio te um uma tubulação exclusiva que veremos logo a seguir.

Tubo na cor Vermelho

Água e outras substâncias destinadas a combater incêndios.

Não somente as tubulações como, equipamentos de proteção e suas localizações devem ser identificadas em vermelho.

Cor Azul

Ar comprimido

cores das tubulações industriais

Todas as tubulações desde os equipamento que geram a compressão até a ponta do equipamento que utiliza o ar comprimido deve ser utilizada a cor azul.

Cinza Escuro é uma das Cores de Tubulações

Eletrodutos

Os eletrodutos são utilizados para passar os cabos de energia elétrica e também os cabos de dados da rede de informática.

Alumínio

Gases Liquefeitos

Tubalaçoes Amarelas

Gases Não Liquefeitos

A cora amarela por padrão significada atenção, por isso um dos motivos para ser usada nas tubulações de gases não liquefeitos.

Tubo Preto

Inflamáveis

A tubulação na cor preta passa combustíveis, óleo combustível, piche e asfalto.

Laranja

Produtos Químicos não gasosos

Cinza Claro

Vácuo

Nas maiorias das tubulações de vácuo as temperaturas são elevadas, e devido a isto necessita de um isolamento térmico, e este por sua vez deve ser na mesma cor da tubulação, cinza claro.

Cores de Tubulações, o Branco

Vapor

Cores de Tubulações na Industria

Como o vapor é extremamente quente que chegam em temperaturas acima de 200º Celsius também necessitam de isolamentos térmicos, todos os isolantes e válvulas utilizadas para vapor devem ser da mesma cor.

Precisando desse e de outros materiais para sua Industria não deixe de conferir o site da Aristeu Ferragens, ou solicite um orçamento para os nossos consultores de venda.

Sobre o autor | Website

Sou Aristeu uns dos Diretos da Aristeu Ferragens. Nossa Empresa é Referência em São José dos Pinhais, Curitiba e Região no Segmento de Ferragens e Ferramentas. E Agora quero compartilhar um pouco com vocês nosso Conhecimento e Dia a Dia de Nossa Empresa. Obrigado

Quer receber nossas Novidades, Dicas e Eventos ?
Deixe o seu Nome e o MELHOR E-mail que vamos te deixar sempre informado.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!